quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O Inconvencional

"Raramente pensamos por imagens, mas sempre pensamos com palavras..." (Parafraseando Olavo Bilac)
Aqui estou eu, huum... minha cozinha. Como é interessante observar as coisas. Eu vejo tudo... e posso sentir muitas coisas também. Agora eu sinto meu bumbum na cadeira, o cheiro do café que a mamãe ta fazendo pro papai, o cheiro do leite que ainda está deixando o gosto na minha boca, será que to sentindo o gosto ou é o cheiro do leite? Ou serão os dois? Não sei!
É legal sentir meus olhos se mexendo, sinto as bolas dos olhos roçando na pele das pálpebras por dentro, quando mexo dum lado pro outro, é legal! Minha mãe nem percebe como eu brinco com a minha mente e vejo todas as coisas, a janela, a pia, o balcão, o liquidificador, as panelas, a cafeteira, a colher de açúcar, a colher de pau, a colher de café... ih... cada coisa tem um nome, um nome bem específico: colher de café, colher de sopa, de sobremesa, colher de pau, de arroz, xícara de café, de chá, copo de água, copo de uísque, copo de cerveja, que papai falou que é tulipa, o caneco pra chope.
É... cada coisa tem seu nome, que legal!!! A mamãe, o papai, eu... e temos nomes bem específicos também. A mamãe é a Iolanda, meu pai o Francisco Antônio, ele prefere Antônio porque é o seu santo de devoção, eu sou o Gerniel, minha irmã é a Sônia e a outra irmã é a Rita. Peraí... irmã, outra irmã, às vezes a gente tem que explicar melhor as coisas, porque irmã é a menina que nasceu da mesma barriga que outra menina ou que um menino, e o feminino é irmão.
Irmão ou é parente, ou... pode ser pessoa criada na mesma família, a Mariana é irmã da Telma, mas foi adotada... irmão também pode ser da mesma igreja, ou um grande amigo que a gente chama de irmão, ou ser membro de uma mesma associação, que aí a gente chama de irmandade. É isso! A Rita e a Sônia. Cada coisa tem seu nome, até as coisas que a gente não vê, como a dor, o sono, a fome, o cheiro, a preguiça, pensamento... pensamento também tem nome. É cada coisa tem seu nome. Por quê? Meu nome é Gerniel, alguns me chamam de Niel, outros Nielzinho. Mas... por que meu nome é Gerniel? – Maiê, por que meu nome é Gerniel?

Nenhum comentário: