sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

TESTAMENTO


Não me tenham por má, vocês não sabem o quanto sofri para conquistar estes pequenos bens que agora disponho neste testamento para minha família. Fui viúva três vezes; e confesso:

que Zódino, grande alpinista, achou de subir o Aconcágua sem a minha autorização, serrei-lhe as cordas, para que ao perceber que não pudesse escalar sem cordas voltasse para mim... perdoem-me a minha insegurança dos vinte e dois anos de idade. Perdoe-me Zoriula e Zoé pela morte de seu pai;

que não agüentava (adoro os tremas, dão um ar requintado às palavras), sim, não agüentava as noites sem fim de Vidomar, aquele alcoólatra inveterado... coloquei veneno em todas as bebidas da casa e lavei as taças em que ele bebia em uma solução para disfarçar o sabor... era pra ele não querer beber, pena que esqueci de lhe avisar...Maria Cuba, Marinoza e Mérico, perdoem-me o esquecimento que levou a óbito seu pai;

que não fui à ópera naquela noite com raiva de Olestário. Ele me flagrou conversando com Farkas... e deu a maior surra no pobre e desafortunado mecânico, que tinha um jeito rude e macio de falar com as mulheres, que tinha uma mão forte e um dorso duro, que agüentava tapas, beliscões e mordidas, sem reclamar, que tinha força para levar uma mulher no cólo e ao céu quantas vezes ela quisesse em uma noite... Farkas jurou que se vingaria incendiando o teatro com nós três dentro... ah, issome deu uma indisposição... que tomei um calmante e dormi a noite inteira.

Eu não sou má... sou sofrida...

Se Púlia estiver presenta na leitura desse testamento quero que ela saiba que as quinze tentativas de abortá-la e que lhe deixou cega de um olho, sem orelhas, com o lado direito praticamente paralítico e sem condições de nascer cabelos, não foi porque sou má... eu só achaa que não teria condições de sustentá-la... e que mentem quando dizem que lhe joguei num latão de lixo, numa lagoa, dentro de uma jaula de lobos... eu!?... você era muito franzina, mas forte e fiava saltando de meus braços o tempo todo, e como eu estava fraca devido às tentativas frustradas de aborto e você me caía dos braços o tempo todo.. sei, sei, você tinha duas semanas de nascida, mas já era muito forte...

continua...

Nenhum comentário: