domingo, 10 de fevereiro de 2008

Lavando o banheiro



Quando eu era menino, me enfurecia com meus irmãos e vez por outra eu ía pro castigo. Minha mãe, algumas vezes me trancava no banheiro. Como não sei ficar parado, aproveitava que iria ficar lá, então eu o limpava: lavava as lajotas, pia, etc.
Hoje resolvi lavar o meu banheiro, como fazia naquele tempo, e terminei fazendo uma analogia com a minha vida.
Quantas vezes olhamos prum ambiente e o achamos limpo! Mas quando começamos a lavar, a esfregar, e a jogar água, percebemos que havia muita sujeira por toda parte. Mas como a sujeira acumulava-se lentamente, nem percebíamos que havia tanto sujo, até o momento da limpeza. Vemos a sujeira saindo e escorrendo pelo ralo, junto com a água e a espuma amarronzada. Depois de feita a limpeza, nós, os que limpamos, percebemos a diferença entre o banheiro sujo e o banheiro limpo, mas a maioria das pessoas nem percebe a diferença.
Em nossas vidas acontece o mesmo. Olhamos para nós e nos julgamos limpos, porque as sujeiras de nossa vida vai se acumulando lenta e constantemente. Sem nos darmos conta, vamos acumulando palavras que ferem aos outros, atitudes egoístas e egocêntricas, decisões que magoam. Sem perceber somos às vezes desleais e mesquinhos, agressivos e vingativos...e vivemos nossas vidinhas como se nada disso existisse.
Mas se um dia paramos pra fazer uma faxina em nossa consciência e em nossas relações com as demais pessoas, ficamos estupefactos com a sujeira que escorre na água dos questionamentos. Não percebíamos quantas injustiças fazemos diariamente, quantos atos i e a -morais, quantas palavras hostis e atitudes impensadas, ou irracionais, quantas agressões por gestos e palavras, quanto egoísmo, preconceito, indiferença... que quase teremos nojo de nós mesmos.
No fim, quando conseguirmos perceber tudo e nos livrarmos de quase tudo e pedirmos perdão aos outros, veremos que as pias, latrinas e lajotas de nossas vidas estarão mais limpas. É certo que as pessoas com quem temos menos contato nem percebam quanto estaremos mais limpos, mas o que realmente importa é a gente saber que estamos livres das bactérias e fungos que nos poluíam.

6 comentários:

Mari disse...

Olá,amigo
Belíssimo e verdadeiro texto.A limpeza de "nós mesmos" deveria ser feito a cada minuto de nossa vida..difícil...mas,seria talvez,a solução para a humanidade..parabéns!
abraço

Amores e Segredos disse...

enterei no teu blog atraves do bog do rebelde exagerado e gostei do que li . mas limpar a alma ,a mente como a gente lava o banheiro não é possivel,mas é sempre possivel tentar e melhorar o que podemos tar a fazer de mal , se quiseres me visita e me diz se gostas do meu blog
bjo e boa semana para ti
carla granja

anderson.head disse...

Olá Rui, chego ao seu 'cybermundo' através de um comentário no blog do Bruno...

Então, penso dessa forma, talvez seja por isso que acho a vida simples. Só depende de nós mesmo para complicá-la. Ser do jeito que descreveu (maravilhosamente bem)já vimos que é difícil, muito difícil... mas quando acontece, dizemos que a pessoa é um iluminado, na verdade ele só está limpando seu "banheiro".

até.

p.s. vou linkar seu blog para a volta ser mais fácil.

Letícia Losekann Coelho disse...

Adorei o texto! A limpeza de nós mesmo é á melhor limpeza que se pode fazer!
beijos

Marcos Pontes disse...

Devo confessar que faxino mais minha vida que meu banheiro.
Faltou você no chat familiar ontem. Domingo à tarde estaremos juntos novamente. Acrescente no MSN: marco_rodolfo@hotmail.com

Anônimo disse...

rUI,OBRIGADO PELA VISTA E O COMENTÁRIO LÁ NO MEU ESPAÇO.eSTOU LENDO TUDO AQUI E GOSTANDO:IDEIAS,ASSUNTOS INTELIGENTES,SENSIBILIDADE,POESIA,ANALISE.MUITO BOM. OLHA,A LIMPEZA REAL É A QUE VEM DE DENTRO,A FAXINA DA MENTE,DA ALMA,CREIO.MAS VALE COMEÇAR POR ONDE FOR MAIS FÁCIL,E URGENTE...A MORAL CULTURAL É UM PROCESSO LENTO,DE RENOVAÇAO(AS VEZES TRAUMÁTICA)MAS NECESSARIA A PROPRIA EVOLUÇAO SOCIAL. o POST ABAIXO(EXCELENTE)É ISSO MESMO.o TIO SAM É UMA NAÇÃO DIVIDADE ENTRE UMA RELIGIOSIDADE FUNDAMENTALISTA E O EXCESSO INDIVIDUAISTA(MATERIALISTA)O SUCESSO,O LUCRO,A FAMA PASSA A SER TUDO.nEUROTICOS?QUASE ESQUIZOFRENICOS NESTA RELAÇAO DE EXISTENCIA.VOU VOLTAR.ABRAÇO.