segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Fêssor que é fêssor sabe arrespondê

- Fêssor, por que chove? - Bem, a nuvem é composta por partículas de água e quando o vento frio... - Fêssor, por que o lête sobe quando frerve? - A lactina é formada por moléculas que ao se aquecer se juntam... - Fêssor, por que as menina tem peito mais pontudos que os menino? - Quando as meninas crescerem e forem mães, seus seios serão verdadeiras mamadeiras naturais... - Fêssor, o que é um aicebergue? - Os icebergs são grandes pedras de gelo que se deslocam... - Fêssor, eu acordo onde eu durmo, por que o sol acorda dum lado, se ele dorme do outro? - Olhe, a Terra é redonda e está solta no espaço, o Sol... - Fêssor, se a Terra é rodona, e a gente véve em cima dela, por que a gente não cai? - Quando a Terra gira, ela cria ao redor de si um campo gravitacional. Este campo gravitacional é a força que a Terra vai exercer sobre os corpos, devido a conjunção dos movimentos de rotaçao e translção da Terra, e... Assim é meu dia na escola. Na hora do intervalo não tenho costume de ir para a sala dos professores, fico mais pelos pátios, onde os alunos me cercam e me sabatinam com perguntas as mais variadas. As crianças das terceiras às sextas séries me enchem de perguntas sobre ciências, geografia; as da sexta à oitava são cheias de dúvidas sobre reprodução, sexualidade; as do Ensino Médio perguntam sobre tudo, sexo, drogas, família, política, educação e... muitos me vêem com perguntas sobre seus problemas pessoais com seus pais, amigos e, principalmehte, namoradas e namorados. Um dia, fui convidado para palestrar sobre cidadania. Nem era ano eleitoral, e estávamos em uma escola numa localidade bastante desfavorecida (desfavorecida é ótimo!! , é o termo que políticos sociólogos usam para falar pobre), era uma comunidade paupérrima. Depois de falar sobre a importância da escolha popular dos representantes, do cuidado que se deve ter em relação aos nossos direitos políticos e de consumidor de produtos e serviços, abri o espaço para perguntas, como sempre gosto de fazer. Então, um moleque chamado Alastair, da quinta série perguntou: - Fêssor, por que a gente aqui na Carnaubinha é tão pobre, se o Brasil é um país tão rico? Engasguei na hora e decidi fazer minha tese de doutorado tendo esta pergunta como título...

Nenhum comentário: