domingo, 10 de fevereiro de 2008

Lavando o banheiro



Quando eu era menino, me enfurecia com meus irmãos e vez por outra eu ía pro castigo. Minha mãe, algumas vezes me trancava no banheiro. Como não sei ficar parado, aproveitava que iria ficar lá, então eu o limpava: lavava as lajotas, pia, etc.
Hoje resolvi lavar o meu banheiro, como fazia naquele tempo, e terminei fazendo uma analogia com a minha vida.
Quantas vezes olhamos prum ambiente e o achamos limpo! Mas quando começamos a lavar, a esfregar, e a jogar água, percebemos que havia muita sujeira por toda parte. Mas como a sujeira acumulava-se lentamente, nem percebíamos que havia tanto sujo, até o momento da limpeza. Vemos a sujeira saindo e escorrendo pelo ralo, junto com a água e a espuma amarronzada. Depois de feita a limpeza, nós, os que limpamos, percebemos a diferença entre o banheiro sujo e o banheiro limpo, mas a maioria das pessoas nem percebe a diferença.
Em nossas vidas acontece o mesmo. Olhamos para nós e nos julgamos limpos, porque as sujeiras de nossa vida vai se acumulando lenta e constantemente. Sem nos darmos conta, vamos acumulando palavras que ferem aos outros, atitudes egoístas e egocêntricas, decisões que magoam. Sem perceber somos às vezes desleais e mesquinhos, agressivos e vingativos...e vivemos nossas vidinhas como se nada disso existisse.
Mas se um dia paramos pra fazer uma faxina em nossa consciência e em nossas relações com as demais pessoas, ficamos estupefactos com a sujeira que escorre na água dos questionamentos. Não percebíamos quantas injustiças fazemos diariamente, quantos atos i e a -morais, quantas palavras hostis e atitudes impensadas, ou irracionais, quantas agressões por gestos e palavras, quanto egoísmo, preconceito, indiferença... que quase teremos nojo de nós mesmos.
No fim, quando conseguirmos perceber tudo e nos livrarmos de quase tudo e pedirmos perdão aos outros, veremos que as pias, latrinas e lajotas de nossas vidas estarão mais limpas. É certo que as pessoas com quem temos menos contato nem percebam quanto estaremos mais limpos, mas o que realmente importa é a gente saber que estamos livres das bactérias e fungos que nos poluíam.