sexta-feira, 11 de abril de 2008

25 semelhanças entre Professor e Prostituta

Obra: A prostituta virgem

  1. trabalham em horários estranhos
  2. pagam para vcoê fazer o cliente feliz
  3. seu trabalho semrpe vai além do expediente
  4. você é mais produtivo à noite
  5. você é recompensado por realizar as idéias mais absurdas dos clientes
  6. seus amigos se distanciam de você, e você só anda com outros da mesma profissão
  7. quando vai ao encontro do cliente, tem de estar sempre bem apresentável
  8. quando volta, parece saído do inferno
  9. o cliente sempre quer pagar menos e que você faça maravilhas
  10. quando perguntam sua profissão, você sente um pouco de vergonha e dificuldade de explicar o porquê desta profissão
  11. se as coisas derem errado, é sempre culpa sua
  12. você tem um superior(a) que não exerce as mesmas funções que você e que nem compreende seu serviço, mas lhe cobra perfeição no desempenho de suas funções
  13. por mais que você crie e procure inventar novas técnicas de trabalho, pensando na satisfação do cliente, sempre escuta que só fez sua obrigação
  14. seus antigos clientes lhe reconhecem na rua, mas a maioria tem vergonha de lhe cumprimentar, por isso não o fazem
  15. você não reconhece a maioria dos seus antigos clientes, raras exceções
  16. quando você sai pra se divertir, por mais que não queira falar do trabalho, volta e meia o assunto das conversas voltam às suas práticas profissionais
  17. você ganha pouco, em relação ao esforço e dedicação ao trabalho, e sempre sonha que um dia isso vai mudar
  18. às vezes, você acha seu trabalho inútil, porque não vê mudança nenhuma na sociedade ou em seus clientes
  19. na sua prática diária, todos podem te xingar e usar todos os tipos de apelidos e palavras contravocê, e você tem que aceitar isso passivamente, porque se explode ou revidacorre o risco de ser punido ou até agredido pelos clientes e pela sociedade
  20. pode-se até falar palavras que insultem ao cliente, mas somente se houver um GRAU DE INTIMIDADE MUITO GRANDE entre ambos, e se sua expressão estiver recheada dissimulação
  21. as crianças de uma família acham que você é a maior responsável pela infelicidade delas
  22. sua profissão existe porque seus clientes, na maioria dos casos. não encontram em casa o que encontram com você
  23. mesmo quando seu cliente encontra em casa o mesmo que encontra com você, ele sente mais prazer com você que em casa
  24. usa-se muitos instrumentos e brinquedos em sua atividade profissional
  25. todo dia ao acordar você diz: NÃO VOU PASSAR O RESTO DA MINHA VIDA FAZENDO ISSO!!

Convite

Fui convidado pelo Amigão para fazer-lhe uma visita, portanto, no dia 12.04.08 - amanhã, estarei no "Sofá do Amigão" . Esta é a primeira vez que posto num blog que não seja o meu, fiquei feliz com o convite e repasso a todos que me lêem para não só me lerem lá, como também para visitar e passear no blog do Amigão, que é muito divertido.

Tirando dúvidas

Karl Marx


Olhe Regiovaldo, para que você entenda melhor o que está perguntando, vou te contar uma historiazinha:
"Seu João tinha uma árvore, sim, uma grande e bela árvore em seu quintal, era um pé de mogno vermelho, árvore rara nas cercanias daqui. Um dia, Seu Antônio viu a árvore de seu João e quis comprá-la:
- Seu João, o senhor me vende sua árvore?
- Depende, se o valor que você pagar for bom...
- Por quanto o senhor me vende a árvore?
- Beeeemmmm, ela é grande... bunita... te vendo ela por 200 real...
- Tá feito - Seu Antônio tirou um mói de notas do bolso e deu pra Seu João.
No dia seguinte, Seu Antônio veio com serra elétrica, cordas, serrote e derrubou toda a árvore, transformando-a em diversas toras de madeira. Feitas as toras, Seu Antônio as vendeu (todas as 11 toras) para Dona Miriam.
D. Miriam tem uma serraria:
- A quanto o senhor me vende cada tora, Seu Antônio?
- Vendo a 200 real cada uma...
D. Miriam fez os cálculos mentalmente, e pagou o dinheiro pedido por Seu Antônio.
Na serraria de D. Miriam, as toras foram transformadas em táboas, diga-se de passagem, lindas táboas vermelhas de mogno raro, e vendeu as 110 táboas a 200 reais cada uma, para a movelaria de Seu Gaspar - cada tora deu pra fazer 10 táboas em média.
Seu Gaspar transformou as 110 táboas em guarda-roupa, cama, balcão, mesa e outros móveis. As táboas eram tão boas que deu para fazer um móvel com cada táboa, em média. E cada móvel foi vendido por 500 reais."
Veja que a árvore que foi vendida por 200 reais, e depois foi trasformada em 11 toras, passou a valer 2.200 reais (cada tora foi vendida por 200);
Cada tora produziu 10 táboas que foram vendidas por 200 reais cada uma - ou seja, cada tora valia agora 2.000 reais em táboas, e a árvore toda, agora estava valendo 22.000 reais.
Quando cada táboa virou um móvel no valor de 500 reais, cada táboa passou a valer 500 reais, sendo 10 táboas por tora e 11 toras na árvore, as 110 táboas valem agora 55.000. Este é o valor final da árvore que foi vendida por 200 reais.
O que fez com que o valor da árvore subisse tanto (de 200 a 55.000) ?
O que fez aumentar o valor da árvore foi o trabalho humano, o que deu mais valor à matéria prima foi a criatividade e a ação humana.
Este valor agregado na mercadoria final é o que Karl Marx chamou de "mais valia".
Desta forma, a ação humana sobre a natureza (mundo natural, material, físico) é que valorizará a matéria bruta, desta forma, quando vendemos nossa força de trabalho estamos agregando ao produto inicial um valor maior, fruto de nossa ação, e que se reverterá em lucro ao dono dos meios de produção e da matéria prima trabalhada.
Contudo, a mais valia não é uma teoria que se aplica somente à produção de bens, mas sempre que o ser humano intervém em algo, quer de forma física, emocional, cultural, intelectual, etc, produzirá um valor agregado ao bem ou serviço anterior, produzindo um bem ou serviço final com este valor agregado. A mais valia pode ser positiva ou negativa, ou seja, ela pode aumentar como diminuir o valor final de um bem ou serviço - se eu dou umas marteladas no capô de meu automóvel, essa ação criará uma mais valia negativa no valor do veículo (por exemplo).
Esta é uma teorias que Marx conseguiu desenvolver tão bem, embora eu discorde de muitas coisas que ele produziu, algumas são bastante interessantes, sensatas, corretas e brilhantes.