segunda-feira, 19 de maio de 2008

Safira se compadece

Desde os meus dez anos que percebo a existência do macho da raça humana, esse ser ignóbio, egoísta e que só pensa em prazeres imediatos - coitado!
Quando crianças, nós brincamos de bonecas, de casas, de designer de modas; exercemos profissões de professora, médica, veterinária, cozinheira, donas de restaurantes, além, claro, de termos as atividades costumeiras de mãe, esposa, dona de casa... passamos nossa infância aprendendo a gerenciar recursos, tempo e as vidas que nos cercam. Desde nossa infância aprendemos a administrar tudo, e quando crescemos continuamos administrando nossas vidas profissionais, conjugais e maternas.
Já, os homens, não, estas pobres criaturas injustiçadas e fracas. Sua infância se resume em brincar de carro, bola, brigas ou comer. Quando adultos continuam jogando, dirigindo carros, brigando e comendo.
Quando nos vemos com problemas, nos fechamos em nós mesmas à procura de soluções. Quando muito, procuramos amigas para juntas pensarmos.
Eles, quando enfrentam problemas, saem, vão à busca de lazer ou comida, para fugir dos problemas. Mas quando ficam mais velhos, maduros, aí mostram sua capacidade armazenada.
Eu não gostaria de ser homem.
A sociedade exige que todo homem maduro seja bem sucedido em sua carreira - se aos 40 ele não tiver um carro do ano ou for um dos melhores na empresa, as mulheres o consideram fraco, ou fracassado.
Têm que ser compreensivos, afinal não têm TPM; é necessário que ame a sogra, cunhados e as piadas indiscretas e preconceituosas do sogro. Tem que aguentar com carinho aos filhos da mulher, e aos seus bichinhos domésticos. Nao pode deixar faltar nenhum dos bens essenciais à casa, como a máquina de lavar, a TV de plasma, os milhares de modelos de multiprocessadores de alimento, o forno microondas.
E além de tudo têm que ser atleta sexual. Nós podemos dizer que estamos cansadas, com dores de cabeça, indispostas ou simplesmente sem vontade, mas vá um homem dizer pra sua namorada, noiva, amante, esposa ou ficante que não tá a fim... ele corre o risco de no dia seguinte estar sendo o assunto entre sua mulher e as amigas dela.
Assim, o machismo imposto nas sociedades por tantos séculos deixou uma seqüela aos machos: as cobranças a eles de tudo o que eles sempre se vangloriavam de fazer e ser. (há há há há há)

Ai, ai, ai...

  • Gordon Brown, Primeiro Ministro Britânico, às vésperas da eleição do Parlamento Inglês fez defesa clara e aberta às pesquisas com embriões humanos, dizendo que tais pesquisas podem salvar muitas vidas - as questões que abordam o tema são sempre muito pertinentes: o que determina ser ou não uma vida é o fato da concepção ter sido feita in vitro ou não (e as inseminações artificiais são o quê)? se achamos conveniente milhares de pessoas morrerem numa guerra para defender interesses que (na maioria das vezes) nem sabe quais são, não seria justo 'sacrificar' embriões criados em laboratório para que se erradiquem doenças epidêmicas? até onde é justo e ético matar em nome da vida?
  • Bin Laden pediu ao povo palestino que lute contra o bloqueio à Gaza - ô novela velha e sem fim essa guerra dos filhos de Abraão... briga de família é coisa que não acaba nunca, mas economicamente é viável para os fornecedores de armas, de mantimentos e para aqueles que gostam de posar pro mundo como pessoas que querem promover a paz mundial...
  • a União terá um aumento recorde na arrecadação de impostos neste ano, estima-se algo em torno de R$ 15 bilhões a mais do esperado - aí o Governo vem falar em criar um imposto pra ajudar na saúde... será que as diversas pastas não se comunicam entre si? se uma solto fogos porque terá arrecadação recorde, outra solta láqrimas porque o dinheiro não vai dar pra suprir o essencial que é a saúde... - vá entender!!
  • José Aparecido Nunes (aquele que está com o pescoço na guilhotina no momento), confesso da quebra de sigilo funcional, protegeu a Ministra Dilma Rousseff [presidenciável], contudo a oposição não acredita na confissão dele - bem, o ônus da prova é do denunciante, então a oposição que se preocupe em provar. Demitido, Aparecido logo estará assumindo algum cargo bem remunerado em algum páço estadual ou municipal do país... é assim que as coisas andam no mundo da política: "aos meus pão, aos seus cão"
  • Caça às bruxas - Tarso Genro falou em "punição aos agentes da ditadura" e imediatamente o MP abriu processo contra a União e coronéis da ditadura - como eu leio isso? Populismo: o Governo sabe que um processo desses durará anos, daqui a dois anos fará o maior estardalhaço na imprensa que está punindo os "vilões" da ditadura e a comoção popular estará a seu favor. Quando foi assinada a anistia, o acordo firmado era que nem um lado nem o outro teriam seus militantes perseguidos... mas sempre paira aquela vontade de vingança e revanchismo disfarçados de justiça. Cuidado para que não hajam excessos...
  • FHC avaliou o Governo Lula, afirmando que nas áreas da jutsiça, do Ministério Público, da economia e dos programas sociais houve significativo avanço, contudo, disse que a relação do Executivo com o Legislativo piorou - como não piorar! Lembro-me claramente que quando FHC negociava a aprovação de reeleição foi perguntado por um repóorter sobre as denúncias de aprovação de projetos dos senadores e deputados e mais verbas para certos estados em troca da aprovação de sua proposta e em claro e bom Português ele disse: "É assim, que se faz política, toma lá da cá", com esta proposta política era quase impossível haver uma má relação entre os Poderes...
  • Ai, ai, ai...