terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vá ver se eu tô na esquina!

- Vai ver se eu tô lá na esquina! Saí meio cabreiro com aquele pedido, mas lá fui eu pensando... Quando ía no caminho vi de longe minha irmã chegando na mercearia do Seu Guido, um italiano branquelo "inxerido", quis me zangar, mas sei que Indá sabe se cuidar. Nisto passei por meu tio Prudênço, que morreu no ano passado, quis me espantar, mas ele sorriu tão gentilmente, que nem me assustei, ri pra ele, e ele me deu um pirulito de caju, como sempre fazia comigo... achei graça, e rindo comecei a andar saltando e cantando uma musiquinha besta... Olha lá meu vô, mas meu vô mora no Amazonas: acenei pra ele, que me riu e me fez uma careta linda, daquelas caretas tão feias e graciosas que só nossos avós conseguem fazer... fiquei mais feliz ainda... Vejo Indá saindo da mercearia, rindo e assobindo uma música que nem conheço... e daí, quem tá assobiando é ela, ela é que tem que conhecer a música... Quando tô chegando na esquina, vejo uma ambulância passar voando com aquelas luzes vermelhas rodando e a sirene chamando a atenção... outra, e outra... três ambulâncias que parecem apostar corrida... bonitas são de noite, que as luzes piscantes iluminam toda a rua, e não ao meio dia... Na esquina olhei prum lado, pro outro... e num é que a mamãe estava mesmo na esquina! Tava lá, mamãe, sentada na cadeira de almofada de Dona Carlinha, conversando prosa de mulher... vou chegando perto, ela me vê com aquela cara de: menino, que você ta fazendo aqui? e ao chegar bem pertinho dela, vejo o Brito jogando bolinha de gude comigo... dou uma tacada que tira três bilas do triângulo... eu sou bom nisso mesmo... - Pra dentro, menino! Tá fazendo o quê nesta calçada quente!? - Mas, a senho... - Pra dentro e calado, não me responda! - A sen... - Vá tomar seu banho, moleque, que ta na hora de almoçar... Ora ora, ela manda eu ir na esquina, como vou na esquina se não passar na calçada? Ela me faz uma pergunta e manda que eu não a responda! Manda eu tomar banho e diz que tá na hora de almoçar, vou almoçar embaixo do chuveiro!? Esses adultos ainda dizem que a gente não sabe de nada, só porque somos criança!!

Nenhum comentário: